quarta-feira, 4 de março de 2015

CESA – COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR ARTHUR THOMAS
FACULDADE ARTHUR THOMAS
Rua Pref. Faria Lima, 400 – Jardim Maringá
Londrina / PR – CEP: 86061-450 – Fone: (43) 3031-5050

PROGRAMA DA DISCIPLINA FILOSOFIA PARA O CURSO DE DIREITO
EMENTA: Origens do pensamento filosófico. Conceitos na Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Conceito e tarefas da Filosofia do Direito. Ética. Filosofia Política. Ética, Justiça e Direitos Humanos. Ética o Moral Social. Modelos de Moral Social vigentes no seio da Cultura Brasileira. Moral Social e Democracia.
JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA: o processo formativo para uma melhor compreensão do papel do futuro profissional do Direito exige o conhecimento dos fundamentos da Filosofia Ocidental. Por essa razão, trabalhar-se-á a formulação dos principais conceitos filosóficos relacionados à compreensão do ser humano, no âmbito da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Dessa forma, a contribuição dos pensadores relacionados no programa servirá de fundamento teórico para a formação ética, moral e política do futuro profissional do Direito.
OBJETIVO DA DISCIPLINA: Em primeiro lugar, busca-se, com o programa, que os alunos obtenham uma visão racional do mundo a partir da perspectiva da reflexão filosófica sobre o homem e o seu comportamento ético, relacionando estes aspectos com o Direito. Como objetivos secundários pode-se enumerar os seguintes: 1 – Desenvolver um modo de pensar lógico e reflexivo, bem como uma ação mais crítica em face da sociedade. 2 – Compreender, por meio da Filosofia, a Importância do Direito para a construção de um mundo melhor. 3 – Reconhecer os valores filosóficos que foram perpetuados desde a Antiguidade até a Contemporaneidade, no seio da Civilização Ocidental. 4 – Obter um conhecimento básico acerca dos fundamentos filosóficos do Direito. 5 – Fazer uso da teoria da dedução como instrumento de análise.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 – A reflexão sobre o homem e o direito na Filosofia Antiga.
·         Mito e Logos.
·         O pensamento dos pré-socráticos sobre o homem e o cosmo.
·         Os sofistas e a sua reflexão sobre o homem.
·         A correção de rumo na filosofia grega clássica: o homem, animal político. A ética grega. Sócrates, Platão e Aristóteles. A concepção aristotélica da sociedade, do direito e da constituição da pólis (=cidade).
·         O pensamento sobre o homem nas várias correntes da filosofia helenística (neoplatonismo, estoicismo, epicurismo, ceticismo).
·         A repercussão das correntes helenísticas na cultura latina e os desdobramentos no direito romano.
2 – A reflexão sobre o homem e o direito na Filosofia Medieval.
·         Santo Agostinho e os primórdios da Filosofia Medieval. A perspectiva da razão no contexto da salvação. A evangelização dos bárbaros: prioridade para a Igreja Medieval.
·         A Escolástica e a formalização da noção de Pessoa Humana, na reflexão de Santo Tomás de Aquino. Concepção do Direito (jusnaturalismo) num contexto teológico. A herança medieval na temática da dignidade da pessoa humana.
·         O Jusnaturalismo medieval. Aspectos essenciais.
3 – A reflexão sobre o homem e o direito na Filosofia Moderna.
·         Os pensadores renascentistas e a conquista do cosmo e do mundo (Galileu Galilei, Giordano Bruno, Leonardo da Vinci, Leão Hebreu, Maquiavel).
·         O papel dominante da razão nas filosofias dos séculos XVII e XVIII (Descartes, Locke, Leibniz, Espinosa, Hobbes, Hume, Rousseau e Kant). A dimensão absolutista e revolucionária do Iluminismo ao longo desses dois séculos.
·         O fenômeno do cientificismo e o seu impacto nas filosofias do século XIX: Saint-Simon, Comte, Durkheim, Marx, Nietzsche. O historicismo de Hegel e a sua reformulação da perspectiva transcendental. As críticas de Marx e Nietzsche à filosofia alemã.
·         Características fundamentais do jusnaturalismo na idade moderna: Hugo Grotius e Samuel Pufendorf.
4 – A reflexão sobre o homem na Filosofia Contemporânea.
·         A crise da Belle Époque e o pessimismo da filosofia.
·         A aproximação entre ciência e vida na fenomenologia de Husserl.
·         A filosofia dos valores de Max Scheler.
·         Os existencialismos de Heidegger e Sartre e a questão da liberdade.
·         As filosofias da esperança (Louis Lavelle) e da pessoa (Emmanuel Mounier), na tentativa de superar o pessimismo antropológico do século XX. A filosofia dos valores no contexto do pensamento de Carol Wojtyla (Papa João Paulo II).
·         A crise ensejada pelos totalitarismos nazista e comunista e a crítica filosófica desses modelos.
·         As filosofias que resgatam a vida concreta, a ética dialógica e o intranscendente: raciovitalismo espanhol (Ortega y Gasset), pragmatismo transcendental (Habermas) e filosofia do efêmero (Lipovetski).
·         Evolução filosófica da reflexão sobre o direito: a ênfase na perspectiva do social, do individual e dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: De acordo com as datas do calendário acadêmico.
AUXÍLIO DIDÁTICO NO BLOG DA DISCIPLINA:  
Os alunos encontrarão neste blog as leituras a serem feitas, bem como questionários que permitem aos alunos se familiarizarem com as questões que serão colocadas nas provas. Na primeira entrada do Blog aparece o programa da disciplina. Serão muito bem vindas sugestões feitas por parte dos alunos, com vistas a incluir novos temas ou a aperfeiçoar aspectos didáticos.
PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES
Em toda aula haverá duas partes: na primeira, exposição teórica do professor sobre o tema a ser estudado. Na segunda, mesa-redonda com os alunos, a fim de responder ao questionário correspondente à leitura do dia.
1.      Apresentação do Programa.
2.      Diferenças entre Filosofia, Ciência, Literatura e Senso Comum.
3.      Surgimento dos conceitos filosóficos a partir dos mitos.               
4.      A primeira conceituação sobre a natureza, efetivada pelos Pré-Socráticos.
5.      A Filosofia como ciência do homem para os Sofistas. A crítica de Sócrates à sofística.
6.      A crítica de Platão à sofística. O seu conceito de educação do cidadão (Paidéia).
7.      A política de Aristóteles no contexto da globalização de Alexandre o Grande.
8.      As filosofias helenísticas (estoicismo, epicurismo, neoplatonismo e ceticismo), no contexto da herança de Alexandria.
9.      Santo Agostinho e as bases do pensamento medieval.
10.  A Escolástica e a formulação da noção de Pessoa.
11.  O Jusnaturalismo medieval e a sua herança moderna na obra de Francisco Suárez. A teoria ibérica da soberania popular.
12.  Os pensadores renascentistas, a conquista do Cosmo e da liberdade individual em face da herança medieval.
13.  Galileu e Maquiavel: dois exemplos de pensamento renascentista. O binômio Ciência e Política na obra destes pensadores.
14.  O papel da razão no Iluminismo: Descartes, Espinosa, Leibniz.
15.  O papel da razão no Iluminismo: Locke, Hume, Kant, Hegel.
16.  O clima do cientificismo no século XIX e a sua manifestação no pensamento de Saint-Simon e Karl Marx.
17.  A Filosofia como Problema no mundo atual. A dimensão do problema ético.
18.  Ciência e política na contemporaneidade. As decorrências para a prática do Direito.
BIBLIOGRAFIA:                                                                                                      
ARENDT, Hannah. The origins of Totalitarianism. New York: Harvest / HBJ, 1979.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2003.
BARROS, Roque Spencer Maciel de. O fenômeno totalitário. São Paulo: EDUSP / Belo Horizonte: Itatiaia, 1990.
BOBBIO, Norberto. O Positivismo jurídico. Lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 1999.
CAMPANELLA, Tomas. A cidade do sol. (Trad. A. Lôbo). São Paulo: Abril Cultural, 1974.
CRETELLA JR. José. Novíssima história da filosofia. 4ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 1989.
DESCARTES, René. Discurso do método. Regras para a direção do espírito. São Paulo: Martin Claret, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.
HOBBES, Thomas. Leviatán: o la manera, forma y poder de uma República eclesiástica y civil. (Trad. de M. Sánchez Sarto).  México: Fondo de Cultura Económica, 1940.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Martin Claret, 2003.
LENINE, Vladimir Illich Ulianov. O Estado e a revolução.  Rio de Janeiro: Lobo Mau, 1982.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. São Paulo: Martin Claret, 2003.
Maquiavel, Nicola. O Príncipe.  São Paulo: Martin Claret, 2003.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Dos pré-socráticos a Wittgenstein. São Paulo: Martin Claret, 2003.
NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Martin Claret, 2003.
PAIM, Antônio. A querela do estatismo. 1ª edição. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978.
PAIM, Antônio. História das idéias filosóficas no Brasil. 3ª edição revista e ampliada. São Paulo: Convívio; Brasília: Instituto Nacional do Livro / Fundação Pro-Memória, 1984.
PAIM, Antônio. O liberalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
PROTA, Leonardo. As filosofias nacionais e a questão da universalidade da filosofia. Londrina: Editora da UEL, 2000.
REALE, Giovanni. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990, 3 volumes.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Textos filosóficos. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América. (Trad. de N. Ribeiro da Silva). 2ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia. 1977.
TOCQUEVILLE, Alexis de. O Antigo Regime e a revolução.  (Trad. de Y. Jean). 3ª edição. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Hucitec, 1989.
VÁRIOS AUTORES. Logos – Enciclopédia luso-brasileira de filosofia. Lisboa: Editorial Verbo, 1989-1992. 5 volumes.
VÉLEZ-RODRÍGUEZ, Ricardo. Tópicos especiais de filosofia contemporânea. Londrina: Editora da UEL, 2001.
VÉLEZ-RODRÍGUEZ, Ricardo. Tópicos especiais de filosofia moderna. Juiz de Fora: Editora da UFJF; Londrina: Editora da UEL, 1995.
PROFESSOR DA DISCIPLINA
Ricardo Vélez-Rodríguez,
Curriculum Lattes:





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